Ciclo de web conferências sobre o uso público em unidades de conservação

Resumo da Ação

Conforme dados recentes do Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2014), o Brasil possui 16,9% de sua área continental protegida sob a forma de Unidades de Conservação (UCs). Estas, de acordo com a Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), são espaços territoriais legalmente instituídos pelo Poder Público, sob regime especial de administração e com o objetivo principal de conservar a biodiversidade (BRASIL, 2000).

O Plano Estratégico Nacional de Áreas Protegidas (Decreto n. 5.758, 2006), documento que apresentou os princípios e diretrizes que devem nortear as ações a serem desenvolvidas em UCs, apontou que uma das estratégias para o alcance da consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o fortalecimento da comunicação, da educação e da sensibilização pública para participação e controle dessas áreas, promovendo o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza. Um instrumento que auxilia nesse processo é o uso público, o qual fortalece a apropriação da sociedade em relação às UCs e estimula a economia local, promovendo a geração de renda e emprego, com potencial de minimizar os conflitos socioambientais entre as comunidades e estas áreas.

Orientado por este cenário, no ano de 2020 foi criado o Programa GAUPUC - Grupo de Apoio ao Uso Público em Unidades de Conservação, que tem como objetivo principal o fortalecimento do uso público ordenado em unidades de conservação, através de ações que atinjam três grupos diversos de atores - os gestores dessas áreas, os prestadores de serviços associados à visitação e os visitantes. O presente evento é uma ação vinculada ao Programa e, como tal, tem como princípio que o fortalecimento do uso público em unidades de conservação promove a revalorização dessas áreas junto a sociedade. A presente proposta constituiu-se em um ciclo de quatro web conferências que abordaram diferentes aspectos relacionados aos tema, especificamente: desafios e caminhos para a gestão; o papel da condução de visitantes; o trade turístico e o desenvolvimento local e a contribuição das instituições de ensino. O evento teve a participação de 15 palestrantes e 194 ouvintes ao vivo. Além disso, o evento divulgou o programa de extensão e o IFRS para um grande número de pessoas. Até o momento, as quatro web conferências disponibilizadas no canal do You tube do Gaupuc obtiveram-se cerca de 2000 visualizações.

Objetivos

  • Promover a revalorização das unidades de conservação junto a sociedade, buscando assim contribuir para o alcance do principal objetivo dessas áreas, a conservação da natureza;

  • Incentivar e apoiar o desenvolvimento de parcerias entre a sociedade e o Estado, de modo a viabilizar o uso público em unidades de conservação;

  • Desenvolver e avaliar estratégias de promoção do uso público das unidades de conservação junto a sociedade.

Programação do Ciclo de Web Conferências


(Clique nas imagens para acessar as videoconferências no nosso canal do Youtube)

Participantes da live do dia 30 de Julho de 2020.

Participantes da live do dia 6 de Agosto de 2020.


Participantes da live do dia 13 de Agosto de 2020.


Participantes da live do dia 20 de Agosto de 2020.