Pegada Acadêmica

2021

Resumo do projeto


O presente projeto é uma ação vinculada ao Programa de extensão GAUPUC - Grupo de Apoio ao Uso Público em Unidades de Conservação - jornada 2021, e como tal tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da visitação em unidades de conservação do Rio Grande do Sul. Tendo como princípio que o fortalecimento do uso público em unidades de conservação promove a revalorização dessas áreas junto a sociedade, o presente projeto tem o objetivo de prospectar e divulgar artigos científicos produzidos sobre o tema, de modo a gerar maior interesse no público alvo, em especial nos estudantes, de modo que mais pessoas tenham acesso rápido e fácil a tais conteúdos. O material será divulgado nas mídias sociais (Instagram e Facebook), de acordo com os padrões destas mídias, de forma a tornar a divulgação mais leve e atrativa ao publico, mesmo que este não seja necessariamente acadêmico.


ARTIGOS

(Clique nos títulos para acessar os artigos completos)

Marcos Aurélio Perroni dos Santos

Resumo:

O presente trabalho faz considerações sobre a percepção ambiental e como este tema pode auxiliar na gestão das Unidades de Conservação (UC). A percepção que uma pessoa tem sobre um determinado ambiente ou objeto vai depender da sua vivência, da sua cultura, das suas experiências e visão de mundo. Por este motivo, cada indivíduo interpreta de maneira distinta um mesmo elemento. O mesmo ocorre com as UC, onde cada visitante possui uma percepção diferente do mesmo território, a qual é denominada de percepção ambiental. Isso influencia diretamente na conservação desses espaços, pois suas ações dentro dos mesmos são reflexos dessa percepção. Os estudos sobre percepção ambiental podem contribuir para minimizar os impactos dentro de UC e aprimorar os trabalhos de educação ambiental.


Palavras chave: percepção, gestão, conservação.

Link do artigo: https://periodicos.uff.br/uso_publico/article/view/48258

Eduardo Henrique Dias Carvalho, Jasmine Cardozo Moreira e Leandro Baptista

Resumo:

A aderência das pessoas a elementos tecnológicos cria oportunidades e a necessidade de aprimoramento de diversos setores. A interpretação ambiental em áreas naturais protegidas, cuja categoria Parque é o foco deste trabalho, é um conjunto de princípios e técnicas também passível de aprimoramento. O objetivo foi analisar o uso de novas tecnologias na interpretação ambiental de Parques Nacionais. A partir de um recorte geográfico que contemplou a região sul do Brasil, foram selecionados treze Parques Nacionais para a composição deste estudo. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, a respeito de áreas naturais protegidas, interpretação ambiental e turismo e tecnologia, e a descritiva na organização dos resultados. Foi possível identificar os meios interpretativos atualmente utilizados nos Parques Nacionais brasileiros e modelos de meios interpretativos tecnológicos utilizados em outros países ao redor do mundo. Por fim, foi realizado um diagnóstico e propostas gerais e específicas para cada Parque.


Palavras chave: Interpretação Ambiental, Tecnologia, Parques Nacionais.

Link do artigo: https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fperiodicos.unifesp.br%2Findex.php%2Fecoturismo%2Farticle%2Fview%2F6832&sa=D