Parque Estadual de Itapeva

Visita Técnica ao Parque Estadual de Itapeva (PEVA), Torres, RS (2018)

No dia 15 de dezembro de 2018, na quarta visita técnica do grupo, 28 estudantes e dois docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Porto Alegre), da componente curricular Biologia e Sistemática de Plantas e Animais, do curso superior Licenciatura em Ciências da Natureza, e do projeto de ensino Grupo de Estudos Gestão Ambiental do Uso Público em Unidades (GAUPUC) realizaram visita técnica ao Parque Estadual de Itapeva, com os objetivos de reconhecer as fitofisionomias ocorrentes na área protegida, assim como obter informações sobre o seu uso público.

A atividade teve início às 10h15min, com a recepção dos visitantes na sede do parque por parte da servidora terceirizada Márcia, que após o acolhimento realizou pequena palestra com informações do Parque, seus aspectos físicos, históricos e biológicos (Fig. 1).

Figura 1 – Palestra da servidora terceirizada Márcia.

Fonte: Celson Silva (2018).

Em seguida, Márcia conduziu os visitantes pelas trilhas do Morro do Itapeva (Fig. 2 e 3) e das Dunas (Fig. 4), num percurso de aproximadamente 1h30min. Ao longo das trilhas, a servidora forneceu informações sobre antigas construções ainda presentes, sobre seus antigos moradores, o histórico de ocupação da região, assim como do processo de implantação do Parque e dos conflitos gerados no passado e aqueles ainda existentes. Foram observadas diferentes formações da vegetação e a presença também de algumas espécies exóticas invasoras. Foram fornecidas algumas informações sobre o uso das trilhas, o público visitante, assim como aspectos da fauna e flora local. Foi informado que será desenvolvido um curso de formação de condutores para a comunidade local, com a finalidade de capacitar pessoas para desenvolverem atividades de educação ambiental junto aos visitantes das trilhas.

Figura 2 – Placa da sinalização de início da Trilha do Morro do Itapeva.

Fonte: Arthur Fraga (2018).

Figura 3 – Trilha do Morro do Itapeva.

Fonte: Arthur Fraga (2018).

Figura 4 – Trilha das Dunas.

Fonte: Arthur Fraga (2018).

Foi permitido ainda que os visitantes pudessem acessar a praia de Itapeva, de modo apenas a caminhar pela orla (Fig. 5). Em seguida foi feito o percurso de retorno à sede do Parque, sendo finalizada a atividade por volta de 12h20min.

Figura 5 – Praia de Itapeva. Fonte: Celson Silva (2018).

Com o intuito de avaliar o alcance dos objetivos da atividade de visitação ao Parque de Itapeva, foi realizada, no dia 17 de dezembro, uma reunião do GAUPUC (Fig. 6), sendo considerados vários aspectos.

No que se refere aos aspectos gerais da visitação, esta foi considerada extremamente positiva, pois foi possível de fato observar diversas formações vegetais, assim como obter informações sobre o uso público do Parque.

Como aspectos positivos da atividade foram ressaltadas a disponibilidade dos gestores do Parque em realizar tais atividades e o fato das trilhas apresentarem atrativos históricos, naturais e paisagísticos. Foi ressaltado positivamente ainda parte da infra estrutura de recepção de visitantes, como banheiros adequados e limpos. Por fim, foi considerado muito positivo o alto grau de regularização fundiária do Parque.

Como aspectos negativos, foram registradas a falta de sinalização nas trilhas, a pouca informação fornecida ao longo das mesmas, principalmente sobre os aspectos biológicos e de conservação do ambiente. Foi também observada a pouca manutenção dada às trilhas e a escassez de maiores infraestruturas de recepção de visitantes no Parque, assim como nas trilhas. Foi também ressaltada a necessidade da adoção de algumas técnicas de condução que permitam que os grupos não se dispersem em grupos menores.

Por fim, sugeriu-se que os vários aspectos do Plano de Uso Público recentemente elaborado sejam também abordados nas falas dos condutores de visitantes.



Figura 6 – Reunião do GAUPUC para avaliar a atividade de visitação no Parque Estadual de Itapeva.

Fonte: Arthur Fraga (2018).

Para maiores informações sobre a Unidade de Conservação, acesse o link a seguir: https://www.sema.rs.gov.br/itapeva